免费咨询热线:400-123-XXXX
O Pioneiro em Indústria 4.0
    
    
the creation world
全球最大的工程机械
   
10 coisas para considerar ao escolher a máscara de solda ideal
Source: | Por UNIQUE Engineering Department | Published time :2019-12-01 | 1267 times view | Share:
A máscara de solda é um EPI indispensável para o soldador, no mercado, existem inúmeras opções, o que deve considerar antes fazer compra?

A máscara de solda é um EPI indispensável para o soldador proteger os seus olhos e sua pele de respingos, fagulhas super quentes,  e também raios ultravioleta e infravermelho que danificam a visão emitidos pelo arco elétrico. Com a tecnologia cada vez mais avançada, em comparação com as máscaras de solda tradicionais apenas com vidros pretos, as máscaras de solda de escurecimento automático não apenas trazem aos usuários maior proteção, mas também mais flexibilidade e conforto, o que pode tornar os trabalhos de soldagem mais eficientes e fáceis.

No mercado, existem inúmeras opções de máscara de solda com diferentes feições e especificações  técnicas, assim que pode ser muito confuso escolher a certa.
Aqui, lista 10 coisas para considerar antes de comprar a máscara de solda automática



1. Tamanho da área de visão

Geralmente, o tamanho da área de visão da máscara é 96x42cm, 90x35cm (como Imagem 1), ou pode ser em tamanho maior até 100x60cm (como imagem 2) ou menor. Praticamente, Quanto maior o tamanho da área de visualização, mais facilidade e eficiência vai trazer ao trabalho.




                                               Máscara de solda automática com área de visão de 96x42cm                                                                        Máscara de solda automática com maior área de visão de 100x60cm                 
Imagem 1: Máscara de solda automática com área de visão de 96x42cm               Imagem 2: Máscara de solda automática com maior área de visão de 100x60cm



Recentemente, exceto esses tipos comuns, emergem alguns novos modelos avançados no mercado, que têm janelas laterais nos lados esquerdo e direito para fornecer visão extra (como imagem 3).


                  Máscara de solda automática com janelas laterais
Imagem 3: Máscara de solda automática com janelas laterais



2. Tonalidades dos estados escuros
No mercado, há três modos das máscaras de solda automática escurecem de estado claro ao estado escuro:
a. Modo fixo, que a tonalidade somente varia de DIN 4 a DIN 11, não pode ser ajustado pelos usuários. (como imagem 4)
b. Modo ajustável de DIN9-DIN 13, que a máscara varia ao estado escuro de tonalidade DIN 9---DIN 13 pré-selecionada pelos usuários. (como imagem 5)
c. Modo ajustável de DIN 5-DIN9 e DIN9-DIN 13, alguns máscaras de solda, além de DIN9-DIN13, também têm tonalidades escuras ajustável de DIN 5 - DIN 9, para soldadores soldar em muitos pequenos Amperagens. (como imagem 6)


                    
           Máscara de solda automática com tonalidade escura não ajustáveis                                                                             Máscara de solda automática com tonalidade escura ajustáveis de DIN9 a DIN 13
Imagem 4: Máscara de solda automática com tonalidade escura não ajustáveis
      Imagem 5: Máscara de solda automática com tonalidade escura ajustáveis de DIN9 a DIN 13

     

                       Máscara de solda automática com tonalidade escura ajustáveis de DIN 5-DIN9 e DIN9-DIN 13

Imagem 6: Máscara de solda automática com tonalidade escura ajustáveis de DIN 5-DIN9 e DIN9-DIN 13

Geralmente, um soldador nem sempre trabalha em uma aplicação de soldagem com uma corrente imutável, ele pode mudar entre varios aplicações de soldagem em correntes de soldagem diferentes. A soldagem para materiais espessos com alta amperagem requer alto nível de tonalidade escura. A soldagem MIG ou TIG de pequeno amperagem é melhor com baixo nível para garantir uma visibilidade adequada.

Os soldadores podem beneficiar da flexibilidade do modo "b" e "c", permite que eles ajustam as tonalidades de acordo com os requisitos de uma determinada aplicação.

Tonalidade para aplicação de soldagem em correntes diferentes
                  Imagem 7: Tonalidade para aplicação de soldagem em correntes diferentes



3.Função "Grind"  para desbaste após a solda
Muitas vezes, desbaste  após a solda é necessário e demorado; se um soldador envolve muitos desses trabalhos, é melhor escolher uma máscara de solda automática com a função "Grind" para desbaste.


Desbaste após a solda                               Máscara de solda automática com função de desbaste


            Imagem 8: Desbaste após a solda                                                Imagem 9: Máscara de solda automática com função de desbaste




4. Controle de "SENSIBILIDADE" e "ATRASO"
O controle de "SENSIBILIDADE"
está ajustar a sensibilidade da máscara de solda automática à luz forte emitida pelo arco elétrico na soldagem.
Esta função pode garantir a máscara escurecer como o usuário desejar. Por exemplo, se houver outros soldadores operando muito perto, então deve reduzir a sensibilidade para evitar a máscara escurecer quando os soldadores próximos iniciar seus próprios arcos elétricos.
O controle de “Atraso” está ajustar o tempo da máscara retornar do estado escuro ao estado claro após a acabamento de uma solda.
Porque quando uma solda é feita, a poça de fusão quente ainda emite luz forte, essa função pode impedir que o soldador veja isso até que esfria.
Geralmente, o ajuste do "ATRASO" pode ser entre 0,5 segundos e dois segundos.

                                          Controle de SENSIBILIDADE e ATRASO na máscara de solda automática

Imagem 10: Controle de "SENSIBILIDADE" e "ATRASO" na máscara de solda automática



5. O número de sensores
A função dos sensores é detectar a variação da luz emitado pelo arco elétrico, então conduz a máscara para escurecer / clarear durante a soldagem
Geralmente as mascarsas de solda automáticas no mercado têm um (não recomendado), dois ou quatro sensores(Como imagem 11, 12), enquanto que com mais sensores, há menos posibilidade de falha de escurecimento automático de uma máscara


                       mascarsa de solda automática com dois sensores                                        mascarsa de solda automática com quatro sensores
Imagem 11: Máscara de solda automática com dois sensores     Imagem 12: Máscara de solda automática com quatro sensores



6. Alimentação
A alimentação da maioria das mascarsas de solda automática são por células solares + baterias de lítio substituíveis ou não substituíveis. Em geral, a bateria de lítio substituída está melhor do que as não substituíveis, e as com tamanhos maior têm melhor eficiência para alimentar as mascarsas; portanto, quanto maior, melhor.(Como imagem 13)

                       Célula solar da mascarsa de solda automática
Imagem 13: Célula solar da mascarsa de solda automática


7. Peso
A investigação mostra que uma máscara de solda pesada pode aumentar significativamente a fadiga do soldador, e uns leves podem tornar o trabalho de solda mais segura, fácil e confortável.
Geralmente, os pesos das mascarsas de solda automáticas são entre 520 e 850 gramas, quando com material melhor, alguns mascarsas de solda estão com um peso muito mais leve para 460 gramas(Como imagem 14), ou mesmo para 410 gramas(Como imagem 15).                                                                 

                 Máscara de solda automática com peso de 463g                                                   Máscara de solda automática com peso super leve de 413g
Imagem 14: Máscara de solda automática com peso de 463g        Imagem 15: Máscara de solda automática com peso super leve de 413g



8. Controle de tonalidade externo ou interno
Os controles de tonalidade da maioria das máscaras de solda automáticas é externo, que podem aumentar a conveniência, para ajustar as tonalidades quando a máscara está ainda na cabeça.
Mas se os usuários trabalhar nos espaços apertados, onde há impactos inesperados que podem danificar os controles externos, então, as máscaras de solda automáticas com controles internos torna-se mehor opção. No entanto, isso precisa os usuários de tirar a máscara para fazer ajuste cada vez.

                                  Máscara de solda automática com controle das tonalidades externo
Imagem 16: Máscara de solda automática com controle das tonalidades externo


                                   Máscara de solda automática com controle das tonalidades interno

Imagem 17: Máscara de solda automática com controle das tonalidades interno




9. Personalidade
As máscaras de solda atuais no mercado têm uma variedade de decalques, não apenas no preto, e porque elas são altamente visíveis e usados constantemente no site de trabalho, assim são um ótimo veículo para soldadores mostrar as suas personalidades, não apenas segurança e eficiência.

Escolher a máscara de solda automática para mostrar a personalidade
                          Imagem 18: Escolher a máscara de solda automática para mostrar a personalidade



10. Funções adicionais
Alguns mascarsas de solda automáticas podem ter alguns funções adicionais, como o indicador de bateria fraca ou função de autoteste, etc.
A função de autoteste pode verificar que a máscara está funcionando normalmente ou não antes incinar a solda, essas funções podem trazer aos usuários conveniência adicional; assim se for possível, é melhor escolhar as máscaras  de solda automáticas com essas funções.

                                             
              Máscara de solda automática com indicador de bateria fraca e função de autoteste
Imagem 19: Máscara de solda automática com indicador de bateria fraca e função de autoteste