免费咨询热线:400-123-XXXX
O Pioneiro em Indústria 4.0
    
    
the creation world
全球最大的工程机械
   
Problemas comuns encontrados na soldagem de arame
Source: | Por Especialista de Soldagem Stephen Guisgand | Published time :2018-12-20 | 594 times view | Share:
Dicas práticas para obter soldas de boa qualidade de forma consistente na soldagem de arame
A soldagem é o processo mais crítico e analisado em itens fabricados. Como outro processo de fabricação, existe um jeito certo e errado para soldar. E mesmo quando feito corretamente, é importante estar ciente dos outros fatores que podem sabotar o trabalho.

Soldagem de arame sólido Vs fluxado

Solagem de arame sólido é um tipo comum na prática. As vantagens deste tipo de soldagem são que ele produz uma solda muito limpa e é mais adequado para o metal fino. Mas a arame sólido não acumula e flui conforme necessário para preencher uma junta de forma consistente, tornando-o inadequado para metais mais grossos.  Também é mais difícil aplicar uma junta de solda com precisão, uma vez que ela tende a se prender a um lado da junta mais do que ao outro. Se o arame sólido deve ser usado em material mais espesso, você pode precisar usar vários passes de solda e, em seguida, raspar ou triturar os passes de solda anteriores até que a junta de solda esteja totalmente fundida.

Outro tipo de soldagem é a soldagem fluxo, na qual um arame oco é preenchido com fluxo. As vantagens deste processo é que ele é mais adequado para metal espesso, ele faz poças e flui para as juntas de solda de forma consistente e precisa, é mais tolerante, funde-se igualmente e proporciona boa penetração nas juntas.

As desvantagens são que o arame fluxado faz poçasmuito plano e se muito rápido quando este método é usado para metais mais finos. O fluxo queima, deixando uma descoloração carbonizada na solda que requer escovação e limpeza extensas para remover.Se você tiver que usar arame fluxado em material fino, certifique-se de usar as abas de soldagem no início e no final da junta de solda para criar “barragens”, o que ajudará a evitar a solda fluir para fora da junta.

Soldagem de Arame com Materiais Semelhantes e Dissimilares

Independentemente das classes de material que estão sendo soldadas ou se você está se juntando a metais similares ou diferentes, se você seguir os procedimentos adequados, você não deve ter problemas para fazer uma solda de qualidade. A melhor maneira de obter boas soldas é desenvolver um plano de soldagem completo para o projeto específico. Comece no início e siga os passos necessários, um por um, até completar.

Primeiro, estude os planos e desenhos para identificar todos os tipos de soldas, as classes de material sendo juntando e a preparação conjunta necessária.
Segundo, produza cupons de solda de amostra que imitam as soldas você precisa. Você pode então enviar esses cupons para um laboratório para testes.
Por último, crie o relatório de qualificação do procedimento e decida a especificação do procedimento de soldagem para cada tipo de solda exigida no projeto.
Apenas alguns itens críticos são listados nesses relatórios e especificações; mas eles contêm informações adicionais que você precisa seguir. Estas informções vão determinar os parâmetros da soldagem que precisam ser feitos, como ampères, volts, velocidade de deslocamento, eletrodo, espessura do metal, tipo de material sendo juntando e a configuração da junta soldada.

O que faz uma má solda?

Levar apenas um movimento errado vai colocar a qualidade da solda em risco.Alguns exemplos estão usando o metal de preenchimento errado para os materiais que estão sendo soldando; não executando processos de pré ou pós-aqueça; usando o gás de proteção errado; correndo o arame na velocidade errada; usando os amplificadores ou tensão fora da faixa adequada; não aplicar a preparação de junta adequada; e até algo tão simples como ter um ventilador soprando em direção à estação de solda que pode explodir o gás de proteção. Todos esses fatores podem resultar em uma má solda.

O que é uma má solda? Demasiada solda depositada, corte em metais base, orifícios, porosidade, penetração inadequada, rachaduras, falta de fusão e respingos excessivos de solda. Por exemplo, tudo na solda poderia parecer visualmente bom mesmo se você usar o metal ou eletrodo de preenchimento errado. No entanto, problemas podem surgir mais tarde na vida útil do produto quando ele está em uso. Durante o estresse da operação, vibração e expansão e contração a quente e a frio do metal e das soldas, o metal de adição incorreto pode ter uma expansão menor ou maior do que os metais que ele uniu.Essa diferença pode causar a quebra das soldas, levando a falhas do produto e danos físicos ou financeiros ao usuário final.

Controle de qualidade

Certificar adequadamente os soldadores é um requisito para controlar a qualidade da solda. Uma qualificação de soldador é semelhante à qualificação de procedimento de solda na qual os cupons de teste são soldados juntos. O cupom é submetido a um teste de dobramento / quebra e, após resultados satisfatórios, o soldador recebe uma certificação quando passa. Soldadores certificados recebem um número de selo, que é usado durante a produção para identificar quem realizou a soldagem. Isso inicia a responsabilidade e a rastreabilidade, o que aumenta a garantia de qualidade do soldador.

Além disso, calibrar adequadamente as máquinas de soldagem é um fator importante no controle da qualidade. Com o tempo, as máquinas de soldagem tendem a perder sua calibração e desempenho. Quando isso ocorrer, consulte um especialista em calibração que possa testar as máquinas periodicamente para garantir que a saída de desempenho corresponda às configurações da máquina. Uma máquina de soldagem devidamente calibrada é uma necessidade para obter o desempenho adequado.

Por fim, verifique se o arame que você está usando está em boas condições. Existem procedimentos de qualidade que você precisa seguir ao comprar e armazenar novos e usados carretéis de arame de solda. A umidade e o clima frio podem danificar o arame de solda, enquanto a ferrugem e outros contaminantes podem danificar a qualidade e a integridade do metal de enchimento. Devido a isso, guarde o arame de solda em um gabinete de armazenamento com temperatura controlada quando não estiver sendo usado.